Sobre o Mabilin
O MABILIN foi desenvolvido no LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem) da PUC-Rio, com apoio da FAPERJ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) a projetos CNE (Cientista do Nosso Estado) da Profa. Letícia Maria Sicuro Corrêa. O grupo de pesquisa Processamento e Aquisição da Linguagem (CNPq), constituído por pesquisadores e alunos (doutorandos, mestrandos, graduandos em Iniciação Científica (IC)), tem, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e aplicação desse instrumento. Destaca-se a colaboração das pesquisadoras Erica do Santos Rodrigues (PUC-Rio); Marina R. A. Augusto (UERJ); Tatiana Bagetti (UFF) e das ex-alunas Jacqueline Longchamps, Lia Martins, Maria Claudia de Freitas, Marisa Santos da Silveira, Olivia Haeusler, Vanessa Gouveia Ribeiro, cujas dissertações e teses contribuíram para versões preliminares ou para estudos-piloto com vistas à ampliação ou refinamento do instrumento, assim como a contribuição de Clara Villarinho, nas ilustrações. Destaca-se também a contribuição das fonoaudiólogas Cristina Costa Lima (in memoriam), que motivou a criação deste instrumento, Nely Maccachero e Vanessa Vicente por suas observações a partir de um olhar clínico. A pesquisadora Celia Jakubowicz (Université Paris V, in memoriam) compartilhou seu entusiasmo por uma abordagem psicolinguística para o TDL durante o desenvolvimento deste instrumento e contribuiu para sua discussão. Uma adaptação do MABILIN 1 para o português europeu foi realizada pelos pesquisadores Ana Castro (Instituto Politécnico de Setúbal) e João Costa (Universidade Nova de Lisboa), com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Um site com versões para português brasileiro e europeu se encontra em construção.
Mabilin na Web
O MABILIN na WEB é um instrumento disponibilizado gratuitamente para pesquisa e avaliação clínica. Partiu de uma iniciativa conjunta das professoras Letícia Maria Sicuro Corrêa e Erica os Santos Rodrigues, do Departamento de Letras da PUC-Rio, e dos professores Sérgio Lifschitz e Marcos Villas, do Departamento de Informática da PUC-Rio.
Foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento BioBD, do Departamento de Informática da PUC-Rio, sob orientação e coordenação do Prof. Sérgio Lifschitz (sergio@inf.puc-rio.br). A coordenação da equipe de desenvolvimento e implantação do sistema é feita pelo Prof. Marcos Villas, (villas@inf.puc-rio.br).
Time de Desenvolvedores:
- Bernardo da Costa Tomaz Delgado (2023)
- Felipe Benevolo (2023)
- Isabella Carmo (2023)
- Marina Schuler (2023)
O desenvolvimento deste sistema teve apoio da FAPERJ (Edital CNE- 2020) e da CAPES (Edital 12/2021).
Professores, pedagogos e psicopedagogos que tenham interesse no uso do instrumento devem entra em contato com o LAPAL
Versionamento
Versão | Lançamento | Novidades |
---|---|---|
1.0 | Abril 2023 |
|